Enquanto você é responsável apenas pelas suas coisas pessoais, é possível viver a vida sem muito planejamento. Por isso que, quando criança, os pais cuidam de tudo para nós: o horário de dormir, preparar o lanche e as tarefas para o dia.
À medida que vamos crescendo, os pais nos dão mais autonomia. Percebem que nos tornamos responsáveis pela coordenação de nossa vida e mais autossuficientes.
A partir daí, quanto mais nos relacionamos com outras pessoas, a interdependência aumenta. Precisamos então, usar de mais planejamento e assegurar que não causemos transtornos para as outras pessoas.
No ambiente profissional, essa necessidade aumenta consideravelmente. Dentro da empresa, qualquer deslize na atividade que somos responsáveis causa atrasos e transtornos para um número de pessoas muito maior. Além de colegas, podem ser afetados clientes e fornecedores e, principalmente, a empresa como um todo; que precisa gastar em gente e dinheiro para consertar as falhas.
Por isso, quanto mais a empresa cresce, mais ela busca (e precisa) que seus processos funcionam sem falhas, especialmente quando forem recorrentes. A competição atual não permite que uma empresa perca tempo e dinheiro sempre com os mesmos problemas, sem solucioná-los.
Exatamente por isso, uma das atitudes muito observadas e valorizadas nos profissionais, é a capacidade de assegurar que o mesmo problema não ocorra novamente.
Utilize no seu dia a dia a prática de olhar permanentemente para sua atividade, no sentido de melhorá-la.
Se mesmo assim algum erro acontecer (pequenos podem e vão acontecer), não gaste muito tempo buscando culpados. Em primeiro lugar, tome ação imediata para solucioná-lo de forma que impacte o mínimo possível. Em seguida, revise totalmente o processo onde aconteceu a falha e verifique o que pode ser mudado, para evitar que a falha ocorra novamente.
Se a solução depender de outros, envolva-os na solução, levando sugestões. Se não conseguir, ache formas de evitar o problema dentro do que envolver suas próprias atribuições.
Seja reconhecido como um profissional de resultados seguros e confiáveis. Lembre de uma grande máxima profissional: autoridade verdadeira não é delegada, é conquistada por demonstrações de responsabilidade e confiança.
Essa é uma máxima fundamental, não apenas no campo profissional; mas também no pessoal!