Em momentos de dificuldade é natural que se busque todos os meios para diminuir os efeitos oriundos da pressão. Além de tentativas de fuga do problema, um dos meios também é o compartilhamento da responsabilidade com outras pessoas.
Em muitas oportunidades, um erro, falha ou dificuldade realmente envolve a responsabilidade de outras pessoas, seja cliente, fornecedor ou colega da equipe de trabalho. Inclusive, considerando o grau de interdependência e complexidade das atividades, atualmente é normal que várias pessoas, em maior ou menor grau, estejam envolvidas na situação.
Mas não se deixe levar pela facilidade de transferir a responsabilidade.
Se a situação lhe causa desconforto ou lhe atrapalha, tome para si essa responsabilidade. A melhor maneira de resolver um problema é tomando para si a culpa (ao menos em pensamento). Não no sentido de se sentir ruim ou como tendo falhado; mas sim, no sentido de que ao se assumir como maior responsável pela dificuldade, você também se gabarita como grande ou único responsável por achar a solução.
A sua responsabilidade pode se originar por alguma omissão em evitar o problema ou por ter contribuído para que ocorresse. Então, sua autoridade deverá se originar da sua capacidade em orientar a equipe para evitar que o problema volte a ocorrer ou para diminuir seus impactos.
Nessa hora, não atropele. Sentir-se como um responsável pela solução é ótimo, mas não dá autoridade para tirar ou sobrepor a responsabilidade de outros envolvidos na questão.
Utilize o seu anseio por melhoria como motivação para contagiar os demais. Mostre a importância de evoluir no processo, os efeitos positivos da melhoria e possíveis caminhos a seguir para a solução.
Na hora da evolução, você será o grande beneficiado pelos resultados.
Um comentário sobre “Tome o problema como seu”