Dê mais atenção ao mediano

Uma avaliação de desempenho individual normalmente culmina, quando pertinente, com um plano de ação de melhoria.
A prática mais comum é que se monte, em consenso com o avaliado, um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI), onde a ênfase é colocada naqueles quesitos que podem melhorar ainda mais. Isto está correto, já que um dos objetivos da avaliação é permitir que cada pessoa vislumbre como pode se tornar um profissional mais competente.
No entanto, a busca de carências ou habilidades a desenvolver não deve ser nosso foco principal na gestão da equipe. Reserve tempo especial para analisar aqueles pontos que são diferenciais positivos em cada profissional.
Discuta esses fatores com o profissional e, em conjunto com ele, verifique formas de otimizar ainda mais o uso dessas habilidades. Se forem boas, muito acima da média, certamente o colaborador sabe que as tem, gosta de usá-las e sentir-se-á muito motivado e valorizado ao perceber que a empresa as quer usar mais ainda.
No entanto, cabe especial atenção a uma análise que frequentemente não é realizada com a devida profundidade: a análise do mediano. Perceber os extremos é fácil. Tanto para detectar pontos fortes e fracos nas pessoas, quanto para diferenciar os melhores profissionais, daqueles com desempenho inferior.
Mas, difícil é detectar e avaliar de forma correta os medianos. Na verdade, o mediano, muitas vezes envolve a decisão mais complicada.
É um profissional que não chega a ter desempenho tão ruim que justifique facilmente sua dispensa; mas, do mesmo modo, permanentemente lhe causa frustração por não alcançar o que se espera dele. Certamente, esse contexto também é percebido pelo próprio profissional que, no decorrer do tempo, se desestimula cada vez mais.mediano
Portanto, nas suas conversas de orientação e discussão de desempenho, passe a dedicar mais tempo aos medianos. Ao contrário do que apregoa o senso comum, quem dá o ritmo não é quem puxa, quem está a frente; mas sim, quem segura, quem está atrás.
Descubra no que o seu “mediano” pode se tornar um campeão e estabeleça o foco. Sua equipe perceberá imediatamente o novo nível de rendimento.

 

 

 


Quer ser avisado de novos artigos como este?
Cadastre seu email para receber em:
https://goo.gl/cNZWnw
ou assine o Feed em:
https://goo.gl/bx75AX

 

Um comentário sobre “Dê mais atenção ao mediano

Deixe uma resposta