Não é novidade que a geração de informação ocorre com velocidade cada vez maior. Como se não bastasse, o conhecimento é disponibilizado de formas diferentes: não adianta ler e guardar todos os textos que nos são enviados, porque muitas vezes, uma grande novidade pode estar armazenada na forma de um tutorial em vídeo na internet ou em uma palestra cujo áudio é disponibilizado sob a forma de Podcast.
Portanto, a boa notícia é que, se você tem aquela permanente sensação de que está perdendo algo e não está conseguindo acompanhar com profundidade todas as informações, está no grupo dos normais. E o melhor, isso não é necessariamente ruim.
A notícia não tão boa é que uma quantidade mínima de informações você precisa acompanhar. A mesma facilidade que lhe “libera” da obrigação de saber tudo sempre, por outro lado, lhe tira a conveniência de utilizar com frequência a expressão de que “eu não sabia”.
E esse é um ponto importante. Passou o tempo em que a empresa criava um Plano de Desenvolvimento para você, lhe indicava os cursos a fazer e inclusive lhe inscrevia em eventos. Por questões estruturais, em parte isso continua; mas na maioria das vezes, o próprio colaborador precisa saber o que precisa aprender, no que precisa se aprofundar mais e onde encontrar essas informações.
Cada profissional, por conta própria, precisa encontrar meios de atualizar seus conhecimentos inerentes a sua atividade.
Quando mencionamos “inerentes a sua atividade”, significa que deve ter uma idéia do que o concorrente está desenvolvendo na sua área de atuação, bem como o mercado de maneira geral. Significa por exemplo que, se você trabalha no setor de contas a pagar de uma empresa, deve saber no que o seu processo se assemelha e diferencia do setor de contas a pagar do concorrente. Deve saber também que técnicas novas são usadas no mercado, de maneira geral. Se for um vendedor, por exemplo, que lida diretamente com produtos concorrentes, essas informações é que garantirão sua sobrevivência na função.
Cada profissional precisa se ver como uma pequena empresa, que está olhando permanentemente para o mercado para acompanhar o funcionamento dos processos da concorrência. Esperar para realizar um curso apenas se e quando a empresa convidar ou pagar, pode ser arriscado. Cada profissional precisa investir em si mesmo.
Se esse recurso não existir, use e abuse da informação disponível gratuitamente. Participe de palestras abertas, assine informativos especializados e pesquise sobre atividades na sua área de atuação.
Você é responsável pelo seu futuro.
Quer ser avisado de novos artigos como este?
Cadastre seu email para receber em:
https://goo.gl/e38FBq
ou assine o Feed em:
https://goo.gl/52SiwB