Todas as empresas investem na otimização de suas estruturas e processos.
Como otimização, entenda-se fazer mais com menos, com o objetivo de ganhar em competitividade, através do aumento de produtividade. Os reflexos disso acabam sendo percebidos nos setores de trabalho: mais atividades, por vezes mais complexas, realizadas por um número menor de pessoas.
A tecnologia ajuda muito nesse processo, automatizando atividades que antes necessitavam de intervenção humana. Mas, a tecnologia, por si só, não garante que a produtividade aconteça.
O fator primordial para que isso aconteça são as pessoas, somos nós. É a consciência individual de cada profissional que deve estar aberta para essa nova necessidade. Enquanto o profissional pensar em termos de “meu serviço” ou “minha atividade”, sem a visão do conjunto de processos da sua equipe de trabalho, a otimização e a produtividade não acontecem.
Por isso, as empresas prestam atenção cada vez maior a essa característica do perfil dos profissionais. Aquele profissional que colabora além da responsabilidade específica da sua função, começa a ser percebido com olhar diferenciado.
Havendo necessidade de melhorar resultados de sua equipe, mesmo não estando diretamente ligados a sua atividade, você deve dar sua colaboração. Assuma a responsabilidade em relação aos problemas do setor, como se fossem problemas “seus” – colocando foco na solução.
Obviamente que isso vai lhe exigir “tato”, para sugerir e colaborar sem invadir atribuições de colegas, e principalmente, esforço adicional com preocupações extras além daquelas que já são suas.
Mas, também vai lhe trazer o benefício de desafios novos, aprender coisas novas. E principalmente, enxergar atividades como partes de um todo maior, verificando como que, mesmo diferentes, se integram no grande objetivo de atender o cliente, seja externo ou interno.
Essa visão é um dos componentes mais importantes para futuras oportunidades de carreira. Tenha interesse pelas atividades dos colegas. Contribua com sugestões (e trabalho) em tudo que melhorar o ambiente e os resultados de sua equipe: o beneficiário maior será você.
Quer ser receber os novos artigos por e-mail?
Cadastre-se para receber em: https://goo.gl/e38FBq
ou assine o Feed em: https://goo.gl/52SiwB