Porque as pessoas não fazem?

Essa é uma afirmação que causa impacto. Especialmente, porque logo no início estabelece uma visão negativa do desempenho das pessoas.

Certamente que não podemos ter tanto descrédito. Muito pelo contrário: as pessoas fazem e fazem bem. Dos avanços que a sociedade e as empresas obtiveram e obtêm, todos se devem às pessoas. Elas é que fazem avançar.

No entanto, a questão merece reflexão sim, porque ela é fruto da preocupação de muitos gestores no dia a dia. Na verdade, a função de gestor tem esse como um de seus focos: fazer com que as pessoas façam o que precisa ser feito, na qualidade e quantidade corretas.

E isso precisa de constante acompanhamento e redirecionamento. Principalmente, quando as pessoas não estão fazendo o que ou como deveriam fazer. Quando for este o caso, utilize como premissa tais possibilidades:

  • Elas não sabem;
  • Elas não querem;
  • Elas não conseguem;

Todas merecem atenção e atuação do gestor, e podem ser resolvidas.

O fator “não sabem” pode estar relacionado a não saber “o que fazer” ou “como fazer”. A solução passa por capacitação (treinamento, formação, etc.) ou comunicação (compartilhar objetivos, feedback, etc.).

O fator “não querem”, normalmente, está ligado à questão motivação – o colaborador precisa de motivos para fazer algo. Ou lhe faltam motivos consistentes para enxergar utilidade ou importância em fazer aquilo; ou o contrário, alguma motivação negativa (discordância, restrição, etc.) que o impeça de querer fazê-lo. A solução passa necessariamente pela comunicação.

O fator “não conseguem” é o que requer análise mais aprofundada. É quando o profissional realmente não tem perfil para determinado processo ou quando não tem recursos ou apoio suficientes para realizá-lo. Portanto, está ligado a recursos, internos ou externos do profissional. Se for de âmbito externo, é resolvido com apoio material e operacional. Se for interno, envolve normalmente uma análise de realocação do profissional para outra atividade mais adequada ao seu perfil.

O fundamental é realizar a avaliação correta.

Se o seu colaborador não está conseguindo fazer o necessário, verifique qual o motivo. Algumas vezes, pode ser mais de um motivo; mas, em todos eles, a responsabilidade de encontrar a solução e melhorar o desempenho, é do gestor.porque-pessoa-nao-faz

 


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