Atualizar-se permanentemente é uma regra básica no ambiente de trabalho. Conhecer profundamente o mercado e os procedimentos da sua atividade de trabalho, é parte fundamental dessa regra.
O detalhe é que, um aprendizado constante e efetivo só ocorre quando nos abrimos para novos conceitos. Acreditar que nosso método sempre será o correto, é um caminho perigoso. O maior perigo está em não perceber necessidades de aperfeiçoamento ou redirecionamento.
Por vezes, sem ouvir e colocar à prova nossos métodos e conceitos, podemos adotar métodos tecnicamente corretos, mas não apropriados para determinado contexto. Na cabeça dos colegas vai surgir expressão bem conhecida: “ele devia rever seus conceitos”.
Em outros momentos, o contexto está adequado e recomenda determinado método como mais tecnicamente apropriado mas, utilizando uma ferramenta mais simples, o custo-benefício poderia ser maior.
Essas análises você só conseguirá fazer, ouvindo opiniões, contra ou a favor. Um bom profissional aceita sugestões e pondera adequadamente.
Mas é necessário discernimento. Aceitar sugestões, não significa necessariamente, aceitar qualquer sugestão. Aceitar sugestões significa ouvir com atenção e refletir cuidadosamente sobre a sua pertinência, dando-lhe real importância. Use sempre uma reflexão mágica que tornará seu trabalho mais confiável: “E se eu estiver errado?”.
Aproveite de maneira consciente, opiniões diferentes sobre o seu método de trabalho. Se elas não forem pertinentes para aquela situação, o contraponto certamente servirá para relembrar os fundamentos que estão lhe servindo de orientação e permitirão comunicar melhor seus conceitos.
Mas, se houver lógica nas contribuições dos colegas, sempre é hora de mudar. Na maioria das vezes as sugestões não são antagônicas, exigindo que se abandone tudo o que se está fazendo (embora isso também possa ocorrer). É comum que as sugestões possam ser conciliadas; veja os pontos em comum entre o seu método e aquele sugerido. Pergunte-se constantemente: “O que não estou observando da maneira correta, para melhorar meus resultados?”
Você vai se surpreender com a sua própria evolução!
2 comentários sobre “Escuta ativa: dê importância às opiniões”