Abordar sem precipitar

Saber das próprias competências e potencial, na hora de vender produtos ou serviços, é fundamental. Uma dose de autoconfiança, da mesma maneira, ajuda a trazer resultados na hora de abordar clientes.

Mas o uso deve ser dosado. Quando em excesso, não apenas pode parecer arrogante e prepotente; mas pode inclusive, nos desfocar e fazer com que deixemos de observar as verdadeiras oportunidades.

A pandemia desestruturou o mercado. Negócios tidos antes como sólidos e organizações até então estáveis, tiveram de passar por reavaliações. Muitas empresas perderam clientes e tiveram de buscar novos no mercado, com urgência para manter o mínimo de seu equilíbrio econômico financeiro.

Nessa hora, como se aprende nas orientações de marketing, em administração, uma das primeiras ações recomendadas seria verificar ou perguntar o que o cliente precisa e tentar adaptar o processo para atender sua necessidade.

No entanto, percebe-se no mercado, por vezes com traços de desespero, uma enxurrada de novos caçadores de negócios, que afoitos, acabam pulando etapas. Não estudam o negócio do cliente, e já iniciam oferecendo soluções que, segundo eles, são exatamente o que o cliente precisa. Como se não bastasse, por vezes inconscientemente, menosprezam ou denigrem os resultados do cliente e de seus fornecedores atuais, com argumentos precipitados.

Se você está buscando novos clientes, lembre-se que a pandemia, por mais duradoura e cansativa que seja; vai passar. Mas a sua imagem profissional ou da sua empresa, pode ficar marcada por muito mais tempo.,

Seja gentil e cuidadoso, pois a regra de ouro, de que negócios duradouros devem ser semeados e cultivados, continua sendo válida. Construa relacionamentos e, dessa construção, aproveite para ouvir necessidades e alinhar soluções.

Inverter o processo, invadindo ou forçando soluções não prioritárias naquele momento para o cliente, seja ele uma pessoa ou uma empresa; pode criar barreiras intransponíveis. Deixe que os clientes saibam o que você faz de melhor, e vá atualizando-os sobre seus diferenciais; mas deixe ele perceber e escolher o momento em que irá aproveitar essa sua competência.

Além disso, em momentos turbulentos, esteja aberto a novas versões dos seus serviços ou produtos; ou ainda melhor, reinvente-os e crie novos se necessário.

Originalmente publicado em: https://administradores.com.br/artigos/abordar-sem-precipitar

Deixe uma resposta