O tempo parece ficar cada vez mais escasso.
A velocidade dos processos aumenta e o tempo disponível para gerar resultados parece ficar mais curto a cada ciclo. Não raramente, somos tomados pela sensação de que não somos capazes de realizar tudo que deveríamos, ou de que nossos esforços são em vão, porque parece estarmos marcando passo no mesmo lugar.
Por vezes, tudo isso realmente pode estar acontecendo, mas pode ser apenas uma ilusão por não estarmos com a visão completa das demandas que nos cercam. Deixamos os compromissos nos administrar ao invés de gerenciá-los.
Mantenha-se organizado e planeje ao máximo suas atividades. Mesmo que por vezes você ainda sinta a sensação de estar com demandas que não vai conseguir cumprir, ao menos vai estar com o cenário real do que vai conseguir e o que não vai, para poder delegar adequadamente.
Tenham em mente que existem essencialmente três fatores que geram demandas para você ou que impactam ou concorrem na sua gestão do tempo: você mesmo, eventos pré-definidos e outras pessoas e acontecimentos.
Simplificando ao máximo, busque atuar da seguinte maneira:
- Primeiro, gerencie a você mesmo com disciplina e foco;
- Segundo, programe os eventos evitando que se transformem em imprevistos;
- Terceiro, acompanhe as atividades das outras pessoas, antecipando como podem influenciar na sua atividade.
Saiba que o tempo é seu maior patrimônio. Uma vez perdido ou mal aproveitado, não retornará.
Diminua a angústia, planeje su
a rotina, delegue adequadamente e evolua, cada vez mais.
Republicou isso em A. M. Schneider.